Pertencimento, interação e curiosidade: 3 pilares para uma incrível experiência de aprendizagem

conteúdos-interativos-kanttum

Por Laura Coradi – educadora e professora de língua espanhola

“Diga-me, e eu esquecerei. Ensine-me, e eu lembrarei. Envolva-me, e eu aprenderei” – Benjamin Franklin

Antes de se instaurar uma cultura baseada na escrita, a aprendizagem se dava por meio da contemplação de espetáculos teatrais, musicais e de pinturas.

Com a posterior predominância da escrita, a aprendizagem se pautou mais do que nunca em duas inteligências: inteligência linguística e inteligência lógico-matemática, as quais compõem a maioria dos testes voltados à mensuração de quociente de inteligência (QI). 

Mas, estudos recentes constataram que o ser humano possui uma multiplicidade de inteligências, o que lhe possibilita aprender de maneiras diferentes. Há quem prefira estudar por meio da leitura, da escuta, da escrita e por atividades mais práticas, ao tocar instrumentos musicais e pintando quadros.


Aprendemos vendo, ouvindo, falando, interagindo!

Promulgada pelo dr. Howard Gardner, em 1980, a teoria das múltiplas inteligências abriu espaço para repensar o modo como se ensinava, incutindo a importância de se aderir a uma aprendizagem personalizada. Segundo Garner, há 8 inteligências:

  1. Linguística
  2. Lógico-matemática
  3. Musical
  4. Corporal-cinestésica
  5. Espacial
  6. Intrapessoal
  7. Interpessoal
  8. Naturalista

Essa teoria vem de encontro com a constatação de que estudantes aprendem melhor utilizando os 5 sentidos, justamente pelo fato de haver essa distinção no modo como se aprende. 

“Nada está no intelecto antes de passar pelos sentidos” – Aristóteles


A sala de aula diversa

De acordo com investigação realizada pela pedagoga e especialista em neurociência Kátia Chedid, em uma sala de aula média, enquanto 19% dos alunos são aprendizes ouvintes, 46% são visuais e 35%, cinestésicos.

Portanto, ver e se envolver com a aprendizagem têm se mostrado duas ações fundamentais para o sucesso no desenvolvimento educacional do aprendiz.

Além disso, sabemos que o aprendizado significativo implica haver alguma identificação entre o aprendiz e o objeto de aprendizagem que está diante de si, um fio condutor narrativo que lhe faça ver sentido naquilo que é estudado. 

A curiosidade fomentada por atividades em sala de aula é outro fator importante para que o aprendiz sinta interesse em continuar a sua jornada de aprendizagem.

De acordo com investigações oriundas das Universidades de Illinois e de Stanford, quanto maior a curiosidade sobre determinado tema, mais se ativa o corpo estriado e os gânglios da base, regiões cerebrais responsáveis pela
aprendizagem e memória.

 

Explorando novos caminhos

Bom, e como podemos fazer uso de estratégias que contemplem uma aprendizagem pautada nas diferentes maneiras de se aprender? 

Por meio da elaboração de atividades em que haja interação, envolvimento e fomento pela curiosidade.  

De que maneira posso criar atividades para melhorar a interação e o envolvimento dos alunos para fomentar a sua curiosidade?

Há diversas plataformas, dentre as quais se destaca o Genially, por meio do qual você pode criar atividades interativas, desde infográficos até Escape Room! 

Queremos que você desenvolva o seu trabalho docente da melhor forma possível, pautando-nos em evidências científicas e na facilitação da informação sobre aprendizagem. Por isso, oferecemos a você um super conteúdo, oferecido por nosso time pedagógico Kanttum em parceria com Genially!

Não perca essa super oportunidade! Crie atividades com mais interação e criatividade! 

Como participar:

Quer aprender mais sobre criação de conteúdos interativos?
Teremos agora em maio um curso especial em nossa Comunidade Kanttum prof.
para participar, você deve ser membro exclusivo KanttumProf e se inscrever pelo link a seguir >> Transforme ideias em experiências craitivas com Genially


Aproveite a nossa promoção e inove na criação de conteúdos para suas aulas!

Gostou do que leu? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Últimas postagens

Fale com
consultor.

Fale com
consultor.