As relações sociais estão mudando, e  mais uma vez, o papel do professor dentro das escolas está se transformando. 

Segundo a pesquisa Challenger, realizada pelo Google for Education, 90% dos educadores concordam que a tecnologia ajuda a economizar tempo e 81% acreditam que a parte mais importante do seu trabalho é ensinar aos alunos as habilidades do futuro. 

Ou seja, vivemos um período de transição, em que, a utilização das novas tecnologias, possibilita que o educador gaste menos tempo em atividades mecânicas. Dessa forma ele pode investir mais energia em ações de desenvolvimento profissional. 

Essa questão pode até parecer distante da sua realidade agora, mas você vai ver como é simples fazer com que a tecnologia educacional faça parte do seu dia a dia em sala.

Todo tempo pode ser otimizado…

A vida do professor não é fácil e nem todo mundo reconhece isso!

Aposto que seus alunos não imaginam os fins de semana que você passa preparando os planos de aula, fazendo slides, criando atividades e analisando tudo novamente para ter certeza que sua estratégia vai dar certo. 

Quando o período de provas e simulados começa, tudo se torna ainda mais complicado.

São horas e horas buscando as melhores questões, que vão realmente ajudar os estudantes naquele vestibular específico. Depois, é hora de corrigir tudo, prova a prova, aluno por aluno.   

E, à medida que o número de alunos e turmas vai aumentando, é quase impossível fazer tudo em 40 horas semanais e ainda perceber quais alunos apresentam os melhores e piores índices de aprendizagem e, até mesmo, conciliar um tempo para participar de programas de atualização ou de formação, tão comuns em outras profissões. 

É nesse momento que muitos educadores se sentem frustrados. Mas a boa notícia é que existem ferramentas criadas especialmente para ajudar os professores nessas tarefas. 

Leia também: Criar e corrigir provas, como reduzir o tempo gasto

Por exemplo, você pode reduzir, e muito, o tempo de criação de provas utilizando um banco de questões confiável. Algumas escolas, inclusive, investem em soluções mais completas em que os professores podem importar suas questões e ter fácil acesso sempre que precisarem! 

Outra ferramenta incrível é leitora de gabaritos, que corrige automaticamente atividades,  provas e simulados. Tudo o que você precisa fazer é escanear um QR Code e pronto, o resultado estará na sua mão em minutos!  

Essas são apenas algumas ideias, mas hoje, existem diversas empresas que estudam a rotina dos professores e buscam novas formas de melhorar suas vidas! 

Invista em você mesmo

Depois que você já estiver familiarizado com as novas tecnologias e, consequentemente, ter muito mais tempo no seu dia, é hora de buscar novos desafios! 

Então, dica é: tire algum tempo para refletir sobre o futuro do papel do professor no século XXI. Nunca pare de investir em conhecimentos que estão transformando o comportamento e o interesse dos nossos jovens. 

Outro tema importante, que pode parecer um pouco óbvio, é o fato de que poucos professores são realmente analíticos em relação ao seu trabalho.  Ou seja, não focam em dados de aprendizagem dos seus alunos para coordenar suas ações em sala de aula. Também não contam com o auxílio de plataformas educacionais focadas na formação profissional do educador ao longo da trajetória profissional. 

Uma maneira simples e muito fácil de evoluir no aspecto formação profissional, é gravar suas aulas com o próprio smartphone. Dessa forma você pode rever suas práticas e até compartilhar com os colegas professores, observando quais pontos merecem maior atenção.

A partir dessa simples prática, você terá resultados impressionantes sobre a sua evolução didática e pedagógica. Ou, até mesmo, pesquisar tecnologias educacionais contemporâneas utilizadas pelos nossos alunos. O importante é que isso seja planejado, para que se torne realmente eficaz. 

Nunca é tarde para começar! Dê o primeiro passo e Inicie agora sua jornada: compartilhe conhecimento, aumente sua rede de contatos com professores engajados. Descubra professores com os mesmos propósitos e discuta novas ideias em nossa comunidade feita de professores para professores: Serprof!

Kanttum
Autor

Inscreva-se e participe da maior comunidade
sobre Formação de Professores do Brasil

Escreve um comentário