A tecnologia tem mudado a forma de se comunicar, consumir,produzir e, principalmente, ensinar e aprender. O perfil dos alunos mudou, ele são muito mais conectados, possuem fácil acesso a informação e, logo, os professores precisam se adaptar ao novo rumo que a educação vem tomando.

Mas somente implantar computadores na escola não é o suficiente para acompanhar essas mudanças. É necessário que professores, coordenadores,diretores e até os responsáveis conheçam a realidade dos seus alunos junto às novas tecnologias, para que saibam utilizá-las a favor da educação.

A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar,estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica,significativa, reflexiva e ética.


Professor e a tecnologia na escola

Antigamente, o professor era o único participante ativo em sala de aula, somente ele tinha o conhecimento e transmitia para seus alunos, sem muita participação ou grandes reflexões sobre o conteúdo.

Nos dias de hoje, o professor continua sendo o mentor em sala de aula, mas além disso, ele agora é mediador e orientador do uso das tecnologias, com o papel significativo de buscar novas alternativas para desenvolver a aprendizagem dos alunos.

Segundo Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação, mesmo não sendo a principal referência para os alunos (na busca por conhecimento em tecnologia), os professores são mediadores para o uso das tecnologias.

Os educadores já são reconhecidos pela maior parte dos alunos de escolas públicas e particulares como validadores do conteúdo encontrado na internet, seja na hora de comparar informações em sites diferentes, para indicar sites ou produzir trabalhos.

A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na utilização do meio. Por isso, é importante buscar uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos.


Formação de professores em tecnologia

Cada vez mais, assim como os alunos, a tendência de aprender tecnologia sozinho também ganha forças entre os educadores, mas ainda faltam maneiras mais estruturadas para formar professores no uso das tecnologias, seja nas escolas públicas ou particulares.

A TIC Educação revela que, em 2018, 64% dos professores até 30 anos tiveram a oportunidade de participar, durante agraduação, de cursos, debates e palestras sobre o uso de tecnologias e aprendizagem promovidos pela faculdade, assim como, 59% realizaram projetos e atividades para o seu curso sobre o tema.

Por mais que tenham buscado aprimorar seus conhecimentos na internet ou com colegas, apenas 30% dos professores realizaram algum curso deformação continuada.

O papel do gestor escolar é muito importante nessa formação.Não basta ter infraestrutura e vontade do professor se os responsáveis pelos programas de formação não estimularem e criarem as condições necessárias para que esse processo de formação continuada se estabeleça.


Dicas para formação continuada em tecnologia

Diante desse cenário, é fundamental pensar na formação continuada acompanhada da tecnologia, principalmente porque essas mudanças afetam diretamente a forma de aprender e ensinar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, professor, incluir a formação continuada em sua agenda. Confira!

Vídeoaulas

Assim como para os estudantes, os vídeos são uma ótima opção para a formação continuada de professores. Busque desenvolver conhecimentos por meio dos vídeos, procure pela comunidade no Youtube Edu, uma plataforma que seleciona e agrega vídeos de educação feitos por professores brasileiros.

Leia também: Youtube Edu | Você ensinando e aprendendo

Leitura

Antes, a busca dos docentes eram por livros e manuais que os ajudassem a entender melhor os uso dos computadores, como funcionam os sistemas operacionais e os programas.

Hoje, as preocupações são outras e a busca diária passou a ser compreender o papel da tecnologia dentro da escola, como ela influencia as novas gerações e como utilizá-la em sala de aula.

Quer conhecer livros que vão te ajudar a entender o uso da tecnologia na sala de aula? Clique aqui!

Utilize a  tecnologia no dia a dia

É muito importante estimular o uso das tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show, ou até mesmo  preenchimento das agendas digitais.

Leia também: Agenda de papel ou agenda digital: Qual a melhor solução de comunicação para sua escola?

Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem natural, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar.

O uso das tecnologias em uma escola não favorece somente a aprendizagem, como também aproxima os professores dos alunos e os responsáveis da escola, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos.

Em resumo, existe todo um caminho novo, digital, e moderno para que você, professor, consiga organizar o seu dia a dia e melhorar o desempenho dos alunos.

Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog da Kanttum ou acessando nosso blog, Jornada Edu.

Também pode ficar de olho nas redes sociais e aqui, no blog da Kanttum. A gente sempre tem novidades e insights. 

Fontes:

Porvir

Nova Escola

Inscreva-se e participe da maior comunidade
sobre Formação de Professores do Brasil

Escreve um comentário