Você sabia que em uma semana de trabalho as pessoas têm cerca de 20 minutos disponíveis para dedicar à aprendizagem? Isso, aliado ao sucesso das mídias digitais, significa que nunca houve um momento cultural melhor para aproveitar o microlearning. Então, bora entender mais sobre essa estratégia de desenvolvimento de equipes?
Recentemente, a Kanttum realizou uma roda de conversa sobre microlearning com as especialistas em aprendizagem Alcielle dos Santos e Ana Maria Menezes. Para conferir esse bate-papo cheio de dicas reais, basta dar o play no vídeo abaixo:
Mas, afinal, o que é microlearning?
O microlearning é uma estratégia de aprendizagem que consiste em dividir o conteúdo de um treinamento em pequenas partes, tornando o conhecimento rápido, objetivo e acessível. Sendo assim, em vez de seminários longos ou cursos intermináveis, os funcionários podem interagir com o microlearning em intervalos mais curtos, porém mais frequentes.
Barbara Oakley, autora do livro "Mindshift: Supere Obstáculos para Aprender e Descobrir seu Potencial Oculto", destaca como o microlearning se alinha ao processo natural de aprendizagem. Ela explica que os aprendizes alternam entre dois modos neurais: o Modo de Foco, onde estão concentrados no material, e o Modo Difuso, onde se afastam e processam as informações em segundo plano. O microlearning, com suas lições curtas e pausas, facilita esse processo e melhora a compreensão.
Por que investir em microlearning?
No mundo atual, onde as pessoas consomem cada vez mais conteúdos, o microlearning é uma ferramenta poderosa para ajudar os funcionários a acessar informações relevantes no momento certo e a lembrar do que for mais importante.
Confira alguns dados levantados por pesquisas que comprovam a necessidade de investir em microlearning:
- Nosso tempo de atenção diminuiu em 50%.
- Millennials trocam de atividades 27 vezes por hora.
- As pessoas retêm 22% a mais de informação com microlearning em comparação a treinamentos formais.
- As pessoas que aprenderam por microlearning responderam a perguntas sobre o assunto 28% mais rápido.
- 94% dos profissionais de T&D preferem microlearning.
- 75% dos colaboradores têm maior probabilidade de assistir a um vídeo do que ler e-mails, documentos ou artigos.
- Depois de 1 minuto, 45% das pessoas desistem de assistir a um vídeo. No entanto, pelo celular, as pessoas assistem mais tempo.
- 50% dos colaboradores que participaram de pesquisa disseram que utilizariam mais os cursos da empresa se fossem mais curtos.
Confira exemplos para implementar na sua empresa
- 📹 Vídeos: Pesquisas sugerem que a aprendizagem por vídeo é mais eficaz do que a instrução presencial, portanto, aproveitar esse formato para o microlearning é altamente benéfico. Por exemplo, este vídeo do Big Think+ sobre resiliência, com a participação de Tal Ben-Shahar, pode transmitir lições valiosas de forma rápida e envolvente.
- 📊 Infográficos: Recursos visuais bem projetados podem transmitir muitas informações em pouco tempo. Um infográfico sobre marketing digital, por exemplo, é uma maneira eficaz de compartilhar conceitos e dicas importantes.
- 🎮 Jogos: Jogos curtos e simples desafiam os funcionários a lembrar as informações que estão aprendendo. Essa abordagem lúdica torna o processo de aprendizagem mais divertido e interativo.
- 🎧 Podcasts: Conteúdos de áudio breves contendo informações rápidas podem ser facilmente consumidos durante as atividades diárias. Com o aumento da popularidade desse formato, existe uma infinidade de podcasts disponíveis sobre desenvolvimento de habilidades e competências.
Esses são apenas alguns exemplos de como o microlearning pode ser implementado para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento da sua equipe.
É importante lembrar que o microlearning é mais eficaz quando usado como parte de uma estratégia abrangente de aprendizagem. Haverá situações em que sessões de treinamento mais longas serão necessárias para aprofundar tópicos complexos e fornecer orientação adicional.
Melhores práticas de microlearning
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- Estabeleça o porquê desde o início: Todo conteúdo deve ter um objetivo de aprendizagem
- Divida as seções: Fragmente o seu tema o máximo possível para encontrar o conteúdo mínimo
- Seja criativo: Varie os formatos, utilizando ora vídeo, ora infográfico, ora podcast, etc.
- Simplicidade é fundamental: Desde o vocabulário utilizado à extensão do conteúdo, passando pela maneira como você organiza as informações.
- Forneça recursos adicionais: Disponibilize links onde as pessoas poderão se aprofundar sobre o assunto
- Obtenha feedback: Você pode disparar uma pesquisa para seus colaboradores
- Confie no processo: Experimente, pergunte, incentive a colaboração
- Foque na acessibilidade: Pense sempre na experiência mobile e use fontes maiores e pense
Com o microlearning, as empresas podem superar a sobrecarga de informações e fornecer um aprendizado eficiente para profissionais modernos. Aproveite os benefícios do microlearning e transforme a maneira como seus funcionários aprendem e se desenvolvem.