Skip to content
AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO
ACESSAR MINHA COMUNIDADE
ACESSAR MINHA COMUNIDADE
Início » Autorreflexão: Desenvolvimento ao alcance do professor
  • Docência
22, dezembro, 19

Autorreflexão: Desenvolvimento ao alcance do professor

Compartilhe

Como você, professor, busca aperfeiçoar a sua prática docente?

 

Sua resposta provavelmente envolve cursos, conferências e estudos, certo? Durante anos, eu esperei ansiosamente por conferências nacionais onde tinha a oportunidade de ouvir diferentes palestrantes famosos e trocar ideias com outros educadores. Eu voltava para casa com um bloco cheio das anotações que fazia e a intenção de tentar algo novo com os meus alunos. No entanto, uma vez de volta ao trabalho, eram poucas as ideias que eu realmente conseguia trazer para a sala de aula. Talvez porque entrava no turbilhão do dia a dia ou porque não encontrava a oportunidade de rever a minha prática e criar um plano de ação para mudanças. Isso já aconteceu com você também, professor(a)?

 

Além de cursos e conferências, quantos de nós não aprendemos coisas novas ou refletimos sobre a nossa aula que acabou de acontecer enquanto conversamos com os colegas na sala dos professores? Desinome (2009) nos lembra que a aprendizagem profissional também ocorre durante o ato de ensinar e nas trocas com os colegas.

 

Você já viveu algo semelhante na sala dos professores? O que você aprendeu com seus colegas?

 

Quando você vai a conferências ou participa de cursos, como você consegue efetivamente trazer algo do que viu e estudou para a sua sala de aula? Outros autores (Tice, 2004; Zabalza, 2009; Nunes, 2010) defendem a importância da reflexão como propulsora de mudanças positivas na prática do professor.

 

Tice (2004) nos alerta afirmando que sem dedicar mais tempo à reflexão do que aconteceu em sala de aula, muitas vezes, nós, professores, tendemos a fazer suposições de acordo com o que lembramos da aula. Além disso, comumente notamos os alunos mais participativos e deixamos de perceber as demandas dos outros alunos mais quietos.

 

Um convite que faço aqui é experimentar gravar a sua aula e se surpreender com os inúmeros detalhes que passaram despercebidos a você durante a aula: padrões recorrentes, uma pergunta não respondida ou até uma oportunidade de aprendizagem não aproveitada.

 

Já Zabalza (2009) reforça a importância do professor de se utilizar da escrita para refletir sobre suas ações e assim se conscientizar de seus padrões de trabalho.

 

Escrever sobre a nossa aula, seja relatando o que sua memória te permite ou escrevendo comentários enquanto você assiste à gravação de sua aula, pode enriquecer muito o nosso olhar a respeito do que comumente fazemos em sala de aula e o que podemos mudar.

Mas, como a reflexão pode impactar a prática do professor?

O que você acha? Como acontece esse processo de reflexão sobre a experiência? Um modelo conceitual que explica esse processo é o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvido por Kolb (1984) muito revisitado hoje em dia. É um modelo que representa como as pessoas aprendem a partir de suas próprias experiências.

 

Trazendo para a prática docente e partindo de uma experiência concreta de tentativa de integração de tecnologia em sala de aula, tentarei exemplificar a seguir as etapas descritas por Kolb (1984).

 

Experiência Concreta: Eu propus o uso do celular para uma atividade com meus alunos e eles não se mostraram engajados.

Observação + Reflexão: Os alunos gostam muito do uso do celular para uso pessoal, mas a atividade com o celular não gerou os resultados que eu esperava. O que está dando errado? Qual é o problema?

Conceituação Abstrata: Talvez eu tenha que explicar melhor o propósito da atividade. Vou pesquisar sobre a integração de tecnologias em sala de aula e trocar ideias com minha colega que é expert na área de Edtech.

Experimentação Ativa: Pelo que aprendi, primeiro tenho que ter em mente os objetivos de aprendizagem e depois ver se a tecnologia se aplica a esse propósito pedagógico. Alterei meu plano de aula e vamos tentar de novo para ver se agora a atividade dá certo.

 

Em minhas próprias palavras, o ciclo experiencial de Kolb retrata como a reflexão sobre uma experiência vivida, a busca por uma resposta e uma nova ação podem gerar aprendizados não só para os alunos, mas para a prática do professor. De uma maneira sistematizada, o foco se desloca da teoria para a valorização do conhecimento que pode surgir a partir da prática e da reflexão sobre esta prática (SCHON, 2000).

 

SIM, podemos aprender muito observando, com um certo distanciamento, a nossa própria prática.

 

E como podemos começar esse processo de autorreflexão? Aqui vão algumas possibilidades:

 

  1. Reserve um espaço no seu plano de aula para fazer uma breve autorreflexão do que gostou e não gostou da sua aula, se possível, no mesmo dia em que a aula aconteceu. E releia as anotações de tempos em tempos. Aqui podem surgir muitas inspirações para mudanças.
  2. Assista a aula de um colega que está ensinando o mesmo conteúdo que você e faça anotações sobre o que percebeu e os insights que tem sobre sua própria aula. Podemos aprender muito assistindo os nossos colegas, mesmo que o conteúdo não seja o mesmo.
  3. Peça a um colega para assistir a sua aula e depois troque ideias com ele/ela. O olhar do outro pode nos ensinar MUITO.
  4. Peça feedback aos seus alunos com frequência. Quanto mais frequente essa prática se dá e se eles perceberem que você valoriza o que eles dizem, você terá uma ferramenta poderosa para a autorreflexão.
  5. Finalmente, que tal convidar um professor experiente ou um mentor externo para assistir a sua aula ou à gravação da sua aula? Muitas vezes um par experiente pode nos indicar caminhos que talvez sozinhos não conseguimos visualizar.

 

A autorreflexão pode nos ensinar muito, no entanto, não posso terminar essa postagem sem reforçar que a reflexão atrelada ao aprofundamento pedagógico é o cenário ideal para o desenvolvimento docente.  Termino, então, com um convite para que possamos OBSERVAR, ANALISAR, REFLETIR, ESTUDAR e AGIR em nossa prática docente como um ciclo de desenvolvimento constante.

 

Texto por Ana Maria Menezes, Head de Conteúdo na Kanttum.

 

Referências:

  • DESIMONE, Laura M. Improving impact studies of teachers’ professional development: Toward better conceptualizations and measures. Educational researcher, v. 38, n. 3, p. 181-199, 2009.
  • DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, v. 3, n. 5, p. 8-22, 2012.
  • KOLB DAVID, A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ, 1984.
  • NUNES, Leonel Jorge Ribeiro. A reflexão na prática docente: alguns limites para a sua efectivação. O caso da informática na educação. Revista Iberoamericana de Educación, v. 29, n. 1, p. 1-8, 2002.
  • SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem.  Trad. Roberto Cataldo  Costa. Porto Alegre: Artes  Médicas Sul, 2000.TICE, Julie. Reflective teaching: exploring our own practice.  https://www.teachingenglish.org.uk/article/reflective-teaching-exploring-our-own-classroom-practice. Acesso em 09/04/2019
  • ZABALZA, Miguel A. Diários de Aula: Um instrumento. Artmed Editora, 2009.
  • Editoriais Kantttum
  • Para escolas
  • Para empresas
  • Para lideranças

Talvez você também goste

microlearning-equipes-emrpesa-educacao-corporativa
Novidades
  • 06/26/2023

Microlearning: Como aplicar na Educação Corporativa

Aprendizagem rápida para equipes eficientes
treinamento e desenvolvimento T&D equipes kanttum
Negócios
  • 06/12/2023

Treinamento e Desenvolvimento: como implementar na sua equipe

O que é T&D e como aplicar na sua empresa
aprendizagem inclusiva-ambiente-trabalho
Aprendizagem,Inclusão
  • 06/05/2023

Aprendizagem inclusiva: Crie um ambiente acolhedor para sua equipe

Desenvolva sua equipe com inclusão
quem-somos-kanttum
Aprendizagem
  • 05/19/2023

Onde está o(a) Pedagogo(a)? Conheça atuações não convencionais

Formação de professores, T&D, RH e mais
desenvolvimento-equipe
Novidades
  • 04/27/2023

Desenvolvimento: O presente ideal para sua equipe neste Dia do Trabalho

Os benefícios são para ambas as partes
mulher-escalando-referencia-a-lifelonglearning
Novidades
  • 04/25/2023

Lifelong Learning: O que é e como incentivá-lo em sua equipe

Aplique na sua empresa e instituição de ensino
logo-kanttum-branca

equipe comercial

  • comercial@kanttum.com

equipe de suporte

  • suporte@kanttum.com

links rápidos

  • Quem somos
  • Blog
  • Política de privacidade de termos de uso

qual o seu tipo de equipe

  • Equipes pedagógicas
  • Equipes comerciais

BAIXE O APP

siga nossas redes

Linkedin Instagram Youtube
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de CookiesAceitar tudo
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent1 yearRecords the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
elementorneverThis cookie is used by the website's WordPress theme. It allows the website owner to implement or change the website's content in real-time.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performace
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
Análise
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsThe _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_NLLM2X3EMW2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics.
_gat_gtag_UA_134343398_11 minuteSet by Google to distinguish users.
_gid1 dayInstalled by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
_rdtrk9 years 2 months 13 days 7 hoursUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
rdtrk1 yearUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysA cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextIdneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
__trf.src1 yearNo description available.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

menu

  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

pesquisar

Search

menu

  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso
  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

pesquisar

Search