Ano após ano, a partir do mês de outubro, escolas particulares do Brasil inteiro se dedicam ao período mais decisivo do calendário escolar: o período de matrículas. Por mais consolidadas e renomadas que sejam, toda e qualquer escola têm como desafio anual a captação de novos alunos neste espaço de tempo, que dura aproximadamente 4 meses.
A captação de clientes é considerada desafiadora para qualquer setor do mercado, e em se tratando da área educacional, esse assunto pode ser ainda mais nebuloso. O tom comercial agressivo com o qual estamos acostumados no varejo, por exemplo, não combina com o propósito escolar. Educação é muito mais que um produto, nós sabemos, mas há técnicas de marketing e vendas que muito podem contribuir no processo de atração de famílias, negociação e efetivação de matrículas.
Confira o passo a passo para atrair mais famílias e se diferenciar no mercado.
Visitação à escola: Quando as matrículas se concretizam
Um dos momentos mais importantes na efetivação da matrícula é a visita da família à escola. É nessa hora que a família se apaixona pela sua atmosfera escolar. É quando ela tem um gostinho da experiência que a sua escola tem para oferecer.
Muitos gestores escolares podem pensar que ter um brinquedão no parquinho vai encher os olhos da família ou que a definição por uma escola se dará pelos centavos a menos cobrados na mensalidade. Longe disso!
Em nosso guia de matrículas para escolas, nós abordamos todos os caminhos necessários para você entender como se diferenciar da concorrência, e aqui no blog trouxemos algumas pistas para você aplicar essa mudança de pensamento já nas visitas das famílias.
Então, se você já tem visitas marcadas para a próxima semana, prepare o bloco de notas, pois vamos trazer dicas que transformarão a experiência das famílias na sua escola.
Construindo uma visita encantadora
1º) Vinculação afetiva: Gere rapport, vínculo afetivo, empatia. Seja educado/a, sorridente, chame pelo nome. Parece óbvio, mas, em meio a um período estressante para a maioria dos profissionais, essas cordialidades podem ser esquecidas.
2º) Sondagem: Para que a matrícula aconteça, você deve convencer a família de que a sua escola é a melhor para eles. Descubra os anseios, as inseguranças e as expectativas dessa família e entenda o que eles buscam em uma escola.
3º) Diferenciais: Tenha na ponta da língua uma lista de atributos da sua escola e vá falando sobre eles conforme as informações que você colher na sondagem. Portanto, se você percebeu que a família se importa com segurança, mostre seu sistema de monitoramento, seus protocolos de emergência, etc.
4º) Tour pela escola: Ao levar a família para conhecer os ambientes da escola, apresente projetos que já foram desenvolvidos naqueles lugares. Ao passar pela biblioteca, não diga somente “Essa aqui é a biblioteca”. Demonstre o que esse ambiente agrega à jornada da criança ou do adolescente.
5º) Investimento: Por fim, fale de valores. Mencione como valerá a pena a família investir no futuro daquele filho. Se necessário, reforce seus diferenciais, para que eles entendam tudo que estão adquirindo ao despender desse valor. Utilize palavras como “investimento” em vez de “preço”.
Para baixar nosso Guia Completo para atrair mais famílias nas matrículas, clique abaixo.
Se você quer saber como a Kanttum Prof pode te ajudar a se diferenciar a partir de estratégia metodológica, entre em contato conosco: QUERO DIFERENCIAR A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA MINHA ESCOLA