Skip to content
AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO
ACESSAR MINHA COMUNIDADE
ACESSAR MINHA COMUNIDADE
Início » Pós-pandemia e formação de professores: A prática ensina
  • Mentoria
22, dezembro, 20

Pós-pandemia e formação de professores: A prática ensina

Compartilhe

Os anos de pandemia transformaram a educação a nível mundial. Ao voltar às aulas presenciais, nada estava como antes. Como entender esse novo ambiente escolar e trazer mais qualidade para as minhas aulas? Como avaliar o processo de aprendizagem? Que elementos são realmente importantes em uma aula? Saiba agora quais os desafios do pós-pandemia e como fica a formação de professores.

 

Desafios pós-pandemia e formação de professores

A curva de aprendizagem nesses últimos anos acabou se acentuando, mas a resposta dos professores tem sido espetacular. Muitos profissionais já entenderam que não é possível retornarmos ao modelo de aula que tínhamos pré-pandemia e rapidamente se adaptaram a um novo jeito de ensinar.

 

Hoje em dia, nas salas de aula, percebemos como a pandemia e o excesso de tecnologia deixaram nossos alunos ansiosos, impacientes e distraídos. Tendo em vista esses desafios, como o professor pode acelerar a aprendizagem e trazer mais produtividade para suas aulas?

 

Nosso ponto de partida será um estudo feito pelo Boston Consulting Group e o Instituto Ayrton Senna sobre as ações formativas que mais impactam a prática do professor. Você consegue adivinhar quais são as 5 ações capazes de promover mais mudanças positivas em nossa prática de sala de aula?

 

A formação de professores pós-pandemia deve ser baseada em prática

De acordo com o estudo, algumas ações que normalmente procuramos para formação de professores, como os cursos de longa duração e a participação em conferências são positivas para o conhecimento do professor, causam pouco impacto prático em sala de aula. No pós-pandemia, o tempo urge e precisamos de soluções que nos proporcionem resultados imediatos.

 

Então, que ações de formação de professores mais podem auxiliar nesse cenário pós-pandemia? O estudo aponta 4 ações mais recomendadas:

  1. Mentoria
  2. Formação Inicial
  3. Observação da própria aula
  4. Observação da aula de colegas

 

O resultado desse estudo reforça a visão de tantos autores (Lewin, Dewey, Piaget e Kolb) que defendem a aprendizagem experiencial e a prática reflexiva como propulsoras do crescimento docente. Sim, nós podemos aprender muito analisando a nossa própria prática, compartilhando a nossa prática com outros colegas e trocando ideias com pares mais experientes. Aqui na Kanttum acreditamos que o desenvolvimento docente pode estar ancorado em 3 pilares: o conhecimento, a autorreflexão e a mentoria.

 

Promovendo o conhecimento

Nós acreditamos que é fundamental a busca do conhecimento sobre esse cenário online por meio de cursos presenciais ou online, leituras, lives que assistimos, posts que lemos, vídeo-palestras que assistimos e tantos outros recursos que buscamos. No entanto, nós sabemos que a mobilização de conhecimento da teoria para a prática não acontece como num passe de mágica. Podemos aprender muitas coisas novas em vários cursos sobre aulas online, entretanto, nem sempre conseguimos colocar tudo que queremos em prática com nossos alunos. Principalmente no ambiente online, ler ou assistir à demonstração de uso de uma ferramenta digital ou uma prática de sala de aula não garante que nós conseguiremos necessariamente replicar com nossos alunos. É preciso tempo, muitas oportunidades de tentativa e erro e força de vontade.

 

O papel da autorreflexão

Daí a importância da autorreflexão para o nosso crescimento. Não aprendemos somente com a experiência, mas principalmente refletindo sobre a experiência vivida. Refletir é preciso para que possamos mudar a acertar o rumo.

Podemos aprender bastante, reservando um tempo após as nossas aulas online para pensar sobre o que deu certo, as dificuldades encontradas e as mudanças de rumo que são necessárias. Mas será que temos a disciplina e vontade para fazer isso de maneira recorrente e significativa? E será que uma vez que detectamos espaços para melhoria, nós conseguiremos encontrar as soluções sozinhos, considerando que muitos de nós somos professores novatos no ambiente virtual?

Mentoria para acelerar o desenvolvimento

Entendemos a mentoria como uma troca entre dois profissionais, em que um auxilia o outro a perceber seus pontos fortes, suas potencialidades, espaços para melhoria e possíveis soluções para os desafios encontrados. O(A) mentor(a) é aquele par que está ali para te dar a mão, analisar a sua aula prática sem julgamentos, com o propósito único de enriquecer a sua aula online e que seus alunos consigam aprender melhor.
A Mentoria a partir da prática é o que sugerimos para acelerar o desenvolvimento das aulas online. É a partir do que você já faz em sala de aula, que podemos, como mentores, apontar caminhos, sugerir desafios novos e te trazer um novo olhar sobre a sua aula.

 

Como a formação de professores da Kanttum pode te ajudar?

Nosso programa de desenvolvimento docente envolve 3 das ações formativas sugeridas anteriormente:

  • Observação da própria aula
  • Autorreflexão e marcação na rubrica
  • Mentoria a partir da prática

 

São 3 ciclos em que o professor grava a sua aula, a observa, faz a sua autorreflexão com base em alguns critérios importantes em uma aula online e recebe a devolutiva por meio de escrita de um mentor da Kanttum baseada em sua aula, com muitas sugestões práticas e mais recursos para que você possa estudar mais.

 

A cada ciclo, o professor recebe um relatório com suas potencialidades e espaços de melhoria e sugestões para suas próximas aulas. Se quiser saber mais sobre o Programa de Desenvolvimento Docente da Kanttum, acesse o nosso site.

 

REFERÊNCIAS:

ARCHER, Jeff et al. Better feedback for better teaching: A practical guide to improving classroom observations. John Wiley & Sons, 2016.
BRADBURY, Leslie Upson; KOBALLA JR, Thomas R. Borders to cross: Identifying sources of tension in mentor–intern relationships. Teaching and teacher education, v. 24, n. 8, p. 2132-2145, 2008.
HUDSON, Peter. Forming the mentor-mentee relationship. Mentoring & tutoring: partnership in learning, v. 24, n. 1, p. 30-43, 2016.
MIETTINEN, Reijo. The concept of experiential learning and John Dewey's theory of reflective thought and action. International journal of lifelong education, v. 19, n. 1, p. 54-72, 2000.
ROWLEY, J. The good mentor. Educational Leadership. 56(3), n.8, p. 20-22, 1999.

  • Editoriais Kantttum
  • Para escolas
  • Para empresas
  • Para lideranças

Talvez você também goste

microlearning-equipes-emrpesa-educacao-corporativa
Novidades
  • 06/26/2023

Microlearning: Como aplicar na Educação Corporativa

Aprendizagem rápida para equipes eficientes
treinamento e desenvolvimento T&D equipes kanttum
Negócios
  • 06/12/2023

Treinamento e Desenvolvimento: como implementar na sua equipe

O que é T&D e como aplicar na sua empresa
aprendizagem inclusiva-ambiente-trabalho
Aprendizagem,Inclusão
  • 06/05/2023

Aprendizagem inclusiva: Crie um ambiente acolhedor para sua equipe

Desenvolva sua equipe com inclusão
quem-somos-kanttum
Aprendizagem
  • 05/19/2023

Onde está o(a) Pedagogo(a)? Conheça atuações não convencionais

Formação de professores, T&D, RH e mais
desenvolvimento-equipe
Novidades
  • 04/27/2023

Desenvolvimento: O presente ideal para sua equipe neste Dia do Trabalho

Os benefícios são para ambas as partes
mulher-escalando-referencia-a-lifelonglearning
Novidades
  • 04/25/2023

Lifelong Learning: O que é e como incentivá-lo em sua equipe

Aplique na sua empresa e instituição de ensino
logo-kanttum-branca

equipe comercial

  • comercial@kanttum.com

equipe de suporte

  • suporte@kanttum.com

links rápidos

  • Quem somos
  • Blog
  • Política de privacidade de termos de uso

qual o seu tipo de equipe

  • Equipes pedagógicas
  • Equipes comerciais

BAIXE O APP

siga nossas redes

Linkedin Instagram Youtube
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de CookiesAceitar tudo
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent1 yearRecords the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
elementorneverThis cookie is used by the website's WordPress theme. It allows the website owner to implement or change the website's content in real-time.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performace
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
Análise
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsThe _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_NLLM2X3EMW2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics.
_gat_gtag_UA_134343398_11 minuteSet by Google to distinguish users.
_gid1 dayInstalled by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
_rdtrk9 years 2 months 13 days 7 hoursUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
rdtrk1 yearUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysA cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextIdneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverThis cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
__trf.src1 yearNo description available.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

menu

  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

pesquisar

Search

menu

  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso
  • Home
  • Para Educação
    • Para Escolas
    • Para Professores
  • Para Vendas
  • Quem Somos
  • Planos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Formação de Mentores
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

pesquisar

Search