Vai chegando o início de um novo ano letivo, e gestores escolares acendem o alerta para uma das mais importantes etapas dentro da escola: o Planejamento Pedagógico. Entretanto, muito mais que um documento a ser preenchido, esse momento tem o intuito de organizar a casa para um ciclo que está prestes a começar.
E, como nenhuma escola inicia do zero, o Planejamento Pedagógico abarca fases essenciais de coleta de dados e reflexões sobre o ano que passou. Na correria de um recomeço, pode ser que se destine menos tempo para essas avaliações, e isso é extremamente comum em qualquer setor educacional, não somente o educacional. Em meio a rotinas abarrotadas de tarefas mais urgentes, pesquisar e analisar pode parecer um luxo.
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Sendo assim, elencamos dois passos simples para que você insira a coleta e análise de dados no planejamento pedagógico da sua escola. Vamos lá?
Coletando dados para o planejamento pedagógico
Antes de elaborar o plano de ação para o ano letivo, é necessário compreender o cenário atual da instituição. Sendo assim, faça um diagnóstico da sua escola, considerando pontos como: infraestrutura, recursos disponíveis, qualificação da equipe pedagógica e demais funcionários, maturidade dos alunos, diretrizes educacionais, etc.
Você pode elencar indicadores relevantes para a sua escola e mapeá-los. Por exemplo: disciplinas e conteúdos que mais reprovam alunos, professores que mais recebem elogios, reclamações mais frequentes sobre infraestrutura, opinião dos familiares sobre o plano de ensino, etc.
Se você não tiver os dados disponíveis, rode uma pesquisa rápida entre a comunidade escolar. Crie um formulário online e envie para professores, funcionários, alunos e familiares.
Lembre-se: O planejamento pedagógico não deve ser construído com base em achismos ou leituras individuais. Ouvir os seus públicos é fundamental, afinal de contas é para eles que você está planejando o ano letivo.
Analisando dados durante o planejamento pedagógico
Após coletar os dados necessários, temos a etapa crucial de análises. O processo de reflexão é fundamental para a escola, pois possibilita uma retomada aos dados disponíveis em busca por significados.
Aqui, recomendamos que a reflexão seja feita principalmente em grupo, com toda a equipe pedagógica reunida. A intenção é despertar a atitude crítica dos educadores diante do trabalho docente e convidá-los para construir colaborativamente as soluções para aquele ano letivo, tornando-os corresponsáveis pelo plano pedagógico que será traçado.
Vale ressaltar que a troca entre áreas e disciplinas deve ser incentivada. Não devem haver caixinhas que limitem um profissional ao seu escopo e apenas isso. Insights valiosos podem surgir dessas trocas interdisciplinares, mas isso só acontece quando a equipe está confortável em expor suas percepções , vivências e sugestões.